domingo, 1 de março de 2009

Ensinar Criatividade?

Ensinar criatividade?
Antonio Carlos Teixeira Da Silva
Poderiamos dizer que a criatividade e um dom nato porque o homem, desde a pre-historia, usou-a para sobreviver, resolver seus problemas e facilitar sua vida. Entâo, por que se costuma rotular uma determinada pessoa de mais e outra de menos criativa? Ou achar que existem apenas algumas atividades intituladas assim, tais como artes, arquitetura, publicidade, etc.? Nada mais falso. A criatividade e usada por qualquer pessoa, seja uma dona de casa inventando um novo bolo ou buscando uma maneira mais facil de tirar as manchas de uma camisa, ate um alto executivo buscando alternativas para enfrentar um concorrente. Ambos est?o usando-a. DesafioDe uma paradinha agora na leitura deste artigo e faca um exercicio de criatividade: qual foi o ultimo filme ao qual voce assistiu? Crie cinco novos titulos para ele. Quanto mais cedo na vida comecamos esses exercicios, mais capacidade criativa teremos. O problema inicial e que a educac?o n?o da toda atenc?o que a criatividade merece. Quantas escolas possuem atividades destinadas a provocar e exercita-la em seus alunos? Pior do que n?o estimular a criatividade e a sua “proibic?o”. Escolas renomadas s?o consideradas de primeira linha apenas porque seus alunos apresentam um grau de conhecimento acima da media. Entretanto, isso so ocorre porque os alunos s?o massacrados com volumes de informac?es que devem ser absorvidos, decorados, sem a chance de questionar o por que das coisas. Em minhas palestras e wokshops frequentemente perguntam se um curso pode melhorar a capacidade criadora de uma pessoa qualquer. Se sim, ate onde? Essa pergunta ja foi respondida pelos estudos cientificos conduzidos pelos doutores Arnold Meadow e Sidney J. Parnes, por um periodo de 14 meses, submetendo a exame 300 estudantes da Universidade de Buffalo, Nova York. Formaram-se pares com estudantes que tinham feito o curso de criatividade e outros que n?o tinham. Os resultados significativos constam o seguinte: os que fizeram o curso produziram mais de 94% de ideias originais aproveitaveis do que os que n?o fizeram Em qualquer outro assunto quase sempre se mede a eficiencia mediante exames que indicam o volume de conhecimento absorvido e retido pelo estudante. A pesquisa Meadow-Parnes, por outro lado, mediu cientificamente o aperfeicoamento da capacidade do estudante. Os que tinham feito o curso se revelaram marcadamente superiores aos outros, tanto na confianca em si proprios como em iniciativas e outras qualidades de lideranca. Poucos cursos sujeitaram-se a prova t?o rigorosa. Agora, submeta-se voce mesmo a uma provinha: registre todas as oportunidades que teve para fazer uso de sua imaginac?o criadora desde que acordou. Antonio Carlos Teixeira da Silva e conferencista sobre criatividade e inovac?o e ministra wokshops. Autor do livro Inov-Ac?o: como criar ideias que geram resultados.
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